sexta-feira, 25 de maio de 2012

História sobre a cidade de Barão de Cocais.


Cocais? Não seria cocares? Algum nobre descendente de índio, famoso por usar cocares em vez de chapelões? Macacos me mordam, não! Aliás, Macacos foi o primeiro nome que o lugar recebeu. Depois, vieram mais quatro. Até ficar Barão de Cocais. O nome é uma homenagem a José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, o Barão de Cocais. Filho da terra, ele montou a primeira metalúrgica da redondeza. Ponto de partida do desenvolvimento da cidade. Mas de onde vieram os cocais do Barão? Da África. É que em português cocais quer dizer coqueirais. Plantas trazidas pra cá das ilhas africanas de Cabo Verde. Muito comum nas fazendas do Barão, situadas adivinha em que Serra? Dos Cocais.
Fonte: Indústria em nome das cidades – Minas Gerais – Realização Sesi – Fiemg.



Identificação do município:
- Fundação:
No inicio do século XVIII, alguns bandeirantes portugueses e brasileiros procedentes do Rio, São Paulo e Bahia, deslocaram-se do povoado do Socorro, onde se achavam estabelecidos, e desceram o rio por dez quilômetros e no lugar a que deram o nome de “Macacos” e construíram suas cabanas e uma pobre capela.
- Distrito:
O alvará régio de 1752 e a Lei nº 2 de 14 de setembro de 1891, criou o distrito com a denominação de São João do Morro Grande. Em 1938, o nome do distrito foi reduzido para “Morro Grande”.
- Emancipação:
Através do decreto-lei estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, é emancipado o distrito de Morro Grande, que se separa de Santa Bárbara, passando a chamar-se Barão de Cocais.
- Instalação do município: 01/01/1944.
- Instalação da comarca: 23/10/1955.
- Dia do município: 24 de junho - dia do Padroeiro São João Batista.
Síntese histórica da cidade de Barão de Cocais:
Conhecida nacionalmente como Portal do Caraça, foi fundada no inicio do século XVIII, por bandeirantes portugueses e paulistas que descobriram o lugar depois de descer o rio São João, a partir do povoado Socorro. O primeiro nome de São João do Presídio do Morro Grande foi porque o arraial nasceu ao sopé de um extenso morro e por isso ficou conhecido como Morro Grande.
O historiador Waldemar de Almeida Barbosa, afirma que os bandeirantes decidiram se fixar no lugar porque encontraram Boa Pinta, ou seja, descobriram novas minas de ouro. A notícia do metal amarelo abundante atraiu novos elementos, casas foram edificadas ao longo das voltas do rio, surgindo assim o bairro dos macacos, núcleo principal de Morro Grande.
Em 1764,  teve início a construção da atual Igreja Matriz São João Batista do Morro Grande, primeiro projeto arquitetônico de Aleijadinho, que esculpiu a imagem de São João Batista na porta de entrada e projetou o conjunto da tarja do arco-cruzeiro no interior da igreja. Foram gastos 21 anos para a conclusão da Matriz, que foi inaugurada em 1785.


O alvará régio de 1752 e a Lei nº 2 de 14 de setembro de 1891, criou o distrito com a denominação de São João do Morro Grande. Com a implantação da Usina Morro Grande o lugar toma impulso.
Em 1938, o nome do distrito foi reduzido para Morro Grande. Através do decreto lei estadual nº 1058 de 31 de dezembro de 1943, é emancipado o distrito de Morro Grande, que se separa de Santa Bárbara, passando a chamar-se Barão de Cocais, em homenagem ao Barão José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, que nasceu e viveu na antiga Vila Colonial de Cocais, atual distrito de Barão de Cocais.
Fonte: www.baraodecocais.mg.gov.br.