segunda-feira, 2 de julho de 2012

Apareço, logo existo.


Na sociedade atual, em que as imagens tomaram o lugar da reflexão e da interioridade, proliferam indivíduos indiferenciados e passivos, meros consumidores da aparente subjetividade alheia. O sucesso dos reality shows é a melhor expressão deste tempo.
A pressa vertiginosa da neurótica e crônica falta de tempo do cidadão da sociedade hipermoderna, exclui dele o apreço pela reflexão e pelo exercício da consciência. Essa condição torna-o mais suscetível a sucumbir às forças envolventes da "cultura das imagens", potencializando ainda mais os seus efeitos alienantes na subjetividade humana. A transformação da vida social e da própria cultura em imagens espetaculares difundidas pelos meios de comunicação como forma de se obter o controle político sobre as massas foi denunciada criticamente por Guy Debord pelo conceito de "Sociedade do Espetáculo", que se caracteriza pela produção de uma falsa experiência da realidade, que não encontra nenhuma associação com a dinâmica da vida concreta na qual estamos inseridos cotidianamente.
A expressão de ordem das relações sociais media das pela dimensão espetacular da vida é: "Apareço, logo existo". Trata-se da distorção do cogito cartesiano.
O dispositivo espetacular próprio da sociedade contemporânea representa uma ruptura com o postulado da "metafísica da interioridade" (segundo o qual, o fundamento puro da verdade se encontra subjacente no âmago humano, e a noção de uma experiência racional da subjetividade, tal como realizada por Descartes nas suas Meditações Metafísicas). Para Descartes, podemos duvidar de todos os dados provenientes dos sentidos e mesmo de nossa existência corporal, mas não de nossa existência enquanto ser pensante, pois, uma vez que eu, enquanto sujeito, duvido, eu penso, pois a dúvida é um ato de pensamento. Ora, se eu penso, eu existo, pois para que alguma coisa pense, ela deve necessariamente existir. Mediante esta constatação evidente, o sujeito pode pronunciar o "penso, logo existo", afirmação que se instaura como a célebre fórmula docogito cartesiano, fundamento primordial para que possamos inferir a existência de tudo aquilo que percebemos na realidade circundante.
Quais são as certezas que podemos retirar da dúvida metódica empregada por Descartes? Que a realidade abstrata, subjetiva, é mais evidente e precisa do que a realidade concreta, material, pois a existência do mundo físico pode ser posta em dúvida, assim como a existência de nosso próprio corpo. A mente humana, contudo, é evidente por natureza, e se converte no ponto inicial para a instauração da verdade do mundo. O racionalismo cartesiano, sustentado pelo primado da subjetividade, é, portanto, um dos marcos do paradigma da Filosofia moderna. Porém, com o advento das grandes tecnologias da sociedade midiática, ocorre uma grande crise no fundamento da experiência da subjetividade, especialmente pelo estabelecimento da "Sociedade do Espetáculo".
Olhar espetacular.
A difusão da televisão contribuiu intensamente para a formação dessa nova modalidade perceptiva que, entretanto, manifesta convergências valorativas com o antigo desejo curioso de se olhar aquilo que é privado e sensoriamente espetacular. Não há distinção entre os costumes antigos e os atuais: em ambos os casos, o ser humano aprisionado pela trama do espetáculo foi destituído de sua condição humana, sendo transformado em um objeto destinado a satisfazer o gosto popular pela visualização de imagens sedutoras, narcotizantes das capacidades reflexivas do ser humano. Guy Debord denuncia a ideologia da "Sociedade do Espetáculo", apontando como as nossas relações interpessoais, no mundo contemporâneo, adquiriram tonalidades baseadas no consumo simbólico de imagens: "Considerado de acordo com seu próprio termo, o espetáculo é a afirmação da aparência e a afirmação de que toda vida humana - isto é, social - é simples aparência. Mas a crítica que atinge a verdade do espetáculo o descreve como a negação visível da vida, como negação da vida que se tornou visível".
 expressão de ordem das relações sociais mediadas pela dimensão espetacular da vida é: "Apareço, logo existo". Trata-se da distorção do cogito cartesiano e do primado da subjetividade humana enquanto signo de uma metafísica da interioridade em favor de uma legitimação social da superficialidade. As instâncias sociais regidas pelo sistema espetacular são baseadas na contemplação passiva dos acontecimentos, em que os indivíduos, em vez de viverem autonomamente, olham avidamente as ações dos outros, por meio dos mais diversos dispositivos técnicos disponíveis. Para Eugênio Bucci e Maria Rita Kehl, "O que nos diferencia hoje de outros períodos da modernidade é a espetacularização da imagem e seu efeito sobre a massa dos cidadãos indiferenciados, transformados em plateia ou em uma multidão de consumidores da aparente subjetividade alheia".²
O dispositivo espetacular cria o controle social pela sedução imagética da exposição alheia, suprimindo, todavia, a difícil relação intersubjetiva da alteridade; com efeito, a própria experiência da compreensão da subjetividade da figura do Outro se torna fragmentada a partir do mecanismo espetacular, como destacado por Guy Debord: "O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada por imagens".³ O ser humano se torna, assim, um simulacro imagético, desprovido de substancialidade e autonomia em sua vida cotidiana, direcionada apenas para o consumo de imagens sedutoras, que suprimem paulatinamente a noção de uma experiência interior inalienável. Na dimensão espetacular, vivemos sob a égide da moral da exterioridade, tudo deve ser visível. Eugênio Bucci e Maria Rita Kehl argumentam que "dependemos do espetáculo para confirmarmos que existimos e para nos orientarmos em meio a nossos semelhantes, dos quais nos isolamos".
Cada vez mais o sistema midiático da era tecnicista se caracteriza pela criação de gêneros de entretenimento de cunho majoritariamente alienante, servindo apenas para manter a consciência telespectadora preenchida do vazio intelectual e existencial de sua existência cotidiana. Isso ocorre pelo fato de que a disponibilização de programações de elevado refinamento cultural não é uma atividade muito conveniente para os propósitos meramente lucrativos das grandes redes de televisão, que preconizam, acima de tudo, manter a ordem medíocre vigente em nossa fragilizada cultura massificada. Trata-se de uma transposição contemporânea da política social do "Pão e Circo", que, em nossa contemporaneidade, se expressa em diversas configurações espetaculares, e uma delas se materializa no formato reality show. Entre todos há uma convergência tipológica evidente: o caráter de diversão espetacular, na qual as ações humanas se tornam um gênero de consumo para os olhos curiosos da multidão. Para Guy Debord, "sob todas as suas formas particulares - informação ou propaganda - publicidade ou consumo direto de divertimentos -, o espetáculo constitui o modelo atual de vida dominante na sociedade. É a afirmação onipresente da essência já feita na produção, e o consumo que decorre dessa escolha"
O reality show significa a degradação da capacidade de abstração da masa social, que deixa de se esforçar intelectualmente para receber imagens editadas.
Reality shows.
Dentre todos os aparatos próprios da exacerbação do olhar concernentes ao modelo de relações sociais mediadas pelo sistema espetacular, certamente o gênero de entretenimento do reality show se evidencia como a culminação por excelência desse dispositivo massificador, a partir da capacidade de realizar a máxima exposição da intimidade humana diante do olhar coletivo. O sistema técnico do reality show se utiliza do mecanismo visual da disposição espetacular, para que possa vir a exercer o seu efeito sedutor sobre a fragilizada subjetividade do espectador, ávido de conhecer os detalhes íntimos da vida dos protagonistas do programa, protagonistas que representam uma experiência desprovida de autêntica subjetividade psicológica ou realidade interior: não é um sujeito que participa de um reality show, mas um papel espetacular forjado em prol do consumo social de imagens. De acordo com Georges Balandier, "os espetáculos da realidade [os reality shows] introduzem no espaço televisivo privado acontecimentos que criaram emoções privadas, dramatizam e são arranjados segundo a lógica da ficção; buscam a intensidade dando ao fictício a cobertura do real, levando os participantes implicados a imitar o ator para compartilhar o que viveram. As pessoas comuns que estão na imagem, promovidas a este lugar pela escolha do acontecimento no qual foram protagonistas, e as que estão diante da imagem contribuem juntas para essa mixagem. Coproduzem ficções 'realistas' que não se apresentam verdadeiramente como tais".
A criação do reality show significa a degradação das capacidades de abstração da massa social, pois esta, de um modo geral, deixa de se esforçar intelectualmente para então vir a receber imagens belas editadas pelos técnicos dos aparatos televisivos. Conforme salienta Giovanni Sartori, "a televisão se destaca por uma coisa: é ao mesmo tempo entretenimento, distração e diversão". Uma palavra de ordem pertinente para tal perspectiva seria: "Uma imagem vale mais do que mil palavras". Pela manipulação da sensualidade proporcionada pela exibição da privacidade dos "corpos" participantes de um reality show, o sistema televisivo anestesia as "dores do mundo" dos telespectadores, prometendo- lhes novos prazeres compensadores, desde que eles vejam as imagens que o canal de televisão lhes doa de forma tão generosa.
A grande liberdade do homem espetacular consiste na capacidade de trocar continuamente de canal, caso um dado programa não satisfaça os seus apetites hedonistas. Porém, a sua mentalidade obturada não lhe permite ver que em verdade ele é a grande figura controlada, pois os seus minutos de prazer são rigorosamente utilizados pelos mantenedores do reality show e proprogramas banais similares, para que se estabeleça um grande nível de audiência. Desse modo, a fonte de lucro das corporações midiáticas nunca se encerra, perpetuando assim a estrutura de poder que impera pelo uso comercial da alienação pública.
O discurso ideológico subjacente ao tipo midiático do reality show pretende fazer dele uma espécie de representação da "vida como ela é", um recorte da dinâmica social transplantada para um local de confinamento, no qual indivíduos despersonalizados agem como atores diante do grande teatro do mundo hipermoderno da televisão. De certa maneira, esses indivíduos representam publicamente no reality show os caracteres da vida concreta, mas em sua expressão mais grosseira, pois o caráter competitivo dessa grande gincana voyeurista faz que cada participante faça todo tipo de maquinação para obter a sonhada vitória, isto é, o prêmio financeiro tão almejado destinado ao ganhador da disputa pela coroa da mediocridade. Em vez de promover a valorização da subjetividade humana, o mecanismo midiático do sistema televisivo estabelece uma moral secular marcada pelo culto de um modelo vulgar de exterioridade desprovida de qualquer densidade existencial, em que qualquer profundidade psicológica é considerada algo prejudicial para o alcance do bem-estar existencial, pois "pensar é cansativo", "pensar é perigoso".
O que vemos então no reality show midiático? O grande teatro do mundo de nossas relações humanas cada vez mais fragilizadas pela afirmação egoísta dos interesses pessoais e pela necessidade de satisfação dos interesses materialistas mais grosseiros em detrimento da colaboração individual no progresso pleno da esfera pública. Ao analisar esse mecanismo que representa a intimidade e a banalidade da vida individual para o olhar da coletividade, Guy Debord afirma: "A consciência espectadora, prisioneira de um universo achatado, limitado pela tela do espetáculo para trás da qual sua própria vida foi deportada, só conhece os interlocutores fictícios que a entretêm unicamente com sua mercadoria e com a política de sua mercadoria"
A vida coletiva na era da exibição da intimidade pessoal faz que os indivíduos se apresentem como papéis a serem representados socialmente nas práticas corriqueiras do cotidiano. Entretanto, o fato de podermos visualizar de maneira mais intensa a intimidade das pessoas pelos aparatos técnicos, não significa que estamos também mais próximo delas do ponto de vista afetivo. O acesso ao mundo íntimo das pessoas, na verdade, é um procedimento que aumenta ainda mais a distância entre os membros constituintes da coletividade social: "O espetáculo é materialmente a expressão da separação e do afastamento entre o homem e o homem"
Do momento em que vemos a maneira pela qual os indivíduos agem em suas respectivas intimidades, podemos, supostamente, vir a conhecê-los melhor? Vermos os comportamentos de um indivíduo pelas imagens televisivas não significa que obtemos uma fonte eficaz para a sua compreensão adequada, pois apenas vemos as atitudes tomadas pelo indivíduo que se tornou objeto de espetáculo, o aspecto superficial de sua existência, de modo algum as suas vivências íntimas. Para Gilles Lipovetsky, como o espaço público se esvazia emocionalmente por excesso de informações, de solicitações e de estímulos, o eu perde suas referências e sua unidade por excesso de atenção; o eu se tornou um conjunto "imbecil".
Aparatos midiáticos.
A transformação da nossa intimidade em objeto espetacular mediante o uso dos aparatos midiáticos mantém a distância de nossa individualidade com o mundo exterior, pois esse processo não ocorre de modo verdadeiramente interativo. O que ocorre, na verdade, é um esvaziamento das relações humanas, pois a ânsia de ver o comportamento íntimo do outro pela captação das imagens retira dessa pessoa observada a condição simbólica de ser humano, tornando-a como uma espécie de coisa consumível e descartável, cuja serventia maior é a de fornecer entretenimento para a anônima coletividade social, que projeta os seus próprios valores particulares nas pessoas monitoradas pelas câmeras televisivas, esperando que elas atuem de acordo com os critérios estabelecidos externamente. Vemos assim o caráter normativo presente na experiência espetacular, não obstante a atmosfera de entretenimento e gozo que ela pretende transmitir publicamente; entretanto, a melhor maneira de se exercer o controle sobre a coletividade social é por sua sedução existencial pelo fluxo contínuo de imagens espetaculares.
A pessoa que se torna uma coisa observável, mesmo adquirindo uma identidade forjada pelos operadores midiáticos, não é capaz de transcender esse jogo espetacular que o aliena de sua própria condição humana, marcada por uma série de qualidades intrínsecas e pessoais que uma mera observação mediada pelo aparato televisivo jamais possibilita uma real compreensão: "O espetáculo é a ideologia por excelência, porque expõe e manifesta em sua plenitude a essência de todo sistema ideológico: o empobrecimento, a sujeição e a negação da vida real".¹¹
O paradoxo da ideologia televisiva do olhar, segundo Baudrillard, "é que quando tudo se dá a ver, não há nada mais para se ver, pois ocorre a vulgarização humana da própria pessoa".¹² O indivíduo transformado em espetáculo recebe do sistema midiático um conjunto de estereótipos, cuja finalidade consiste em motivar na massa receptora de informações uma relação artificial de identificação, facilmente dissolúvel, quando o indivíduo espetacular não corresponde aos padrões dos telespectadores/consumidores de imagens. O modelo midiático dos programas de reality show representa uma espécie de voyeurismo consentido, pois os participantes dessa atividade são continuamente observados pelo olhar público mediado pelo aparelho de televisão.
Gilles Lipovetsky afirma que a finalidade do espetáculo consiste em transformar o real em representação falsa, ampliando a esfera da alienação e da desapropriação do poder de pensamento crítico da massa social.¹³ O sistema das imagens, tal como operado convencionalmente pelo sistema midiático corporativista, por si só não consegue proporcionar ao indivíduo a sua formação efetivamente questionadora. Para tanto, é necessário que haja a associação entre as imagens e os conceitos. Porém, a estrutura normativa midiática não se preocupa em problematizar os conceitos, as abstrações teóricas, pois tais elementos exigem concentração e esforço mental da parte dos indivíduos.
Qual o preço a ser pago pela obtenção da fugidia ascensão social pelo sucesso midiático? A coisificação do homem, que se submete a situações degradantes para conquistar o ansiado sucesso publicitário, e assim "sobreviver" no percurso desse programa. Cabe ressaltar que não é uma vida árdua a seguida no período de confinamento voluntário dentro da grande casa vigiada pelas câmeras secularizadas do reality show, pois o fomento do programa fornece o conforto material para que as "estrelas hipermodernas" da sociedade imagética possam revelar as suas "qualidades" mais profundas: a futilidade, a deslealdade, a mesquinharia, o ciúme, a inveja, a cobiça e o narcisismo, os sete grandes pecados capitais da sociedade midiática glorificada pelo reality show.

O paradoxo da estrutura espetacular.
A experiência espetacular não é um fenômeno recente na cultura ocidental. Na era romana, os embates entre os gladiadores serviam de repasto para a excitação do povo. Nas práticas inquisitórias cristãs, os hereges eram executados em dias festivos para o regalo das turbas. A relação da civilização cristã com a estrutura espetacular era paradoxal: ao mesmo tempo em que ocorriam as execuções públicas dos condenados, como forma de se manter a dominação das massas pelo temor, a teologia cristã denominava como concupiscência do olhar a curiosidade humana, disposição de fazer uso inadequado daquele que era considerado o sentido mais elevado: a visão. A disposição espetacular despertada pela cobiça do olhar curioso evidenciava que a delimitação estabelecida pela moral cristã entre o pecado e a pureza era tênue. O que poderia ser visto e o que era interdito? O pudor moral impunha o recato visual aos indivíduos; a visualização das belas formas corporais, atiçadoras da lascívia, deveria ser evitada, pois o ser humano trazia em sua alma o gérmen do pecado, e todo estímulo sensório capaz de promover sua imersão na luxúria deveria ser eliminado de sua vida. Quando menos se vê, menos se sentem as erupções dos desejos na alma.

Fonte: Revista Filosofia, Renato Nunes Bittencourt.